Cursos pré-simpósio     VAGAS LIMITADAS

 Inscrições Encerradas

A inscrição nos cursos pré-simpósio será realizada pelo site da FUNDEP:  FUNDEP - Cursos e Eventos

A taxa de inscrição em cada um dos cursos pré-simpósio é R$ 100,00 (cem reais). É possível inscrever-se em mais de 1 (um) curso. Será emitido certificado para os participantes que frequentarem pelo menos 75% da carga horária total do curso.

  

Cefaléias: Fundamentos e Avanços 

Temas:  Epidemiologia das Cefaléias;  Diagnóstico e Classificação das Cefaléias;  Cefaléias sintomáticas: quando suspeitar;  Migrânea: Desafios terapêuticos;  Cefaléia do tipo tensional: Avanços atuais;  Neuropsiquiatria das Cefaléias;  Neurobiologia das Cefaléias.
Coordenadores: Antônio Lúcio Teixeira e Renan Barros Domingues.
Docentes: Antônio Lúcio Teixeira, Renan Barros Domingues, Rodrigo Santiago Gomes, Ariovaldo Alberto da Silva Jr.
Monitores: Caroline Araújo, Izabela Barbosa
Aulas:  01 e 02/09 (08:00 - 12:00 e 14:00 - 18:00). 
Local: Faculdade de Medicina
Sala: 029
Carga horária: 15h

Ciência e Tecnologia da Fala e da Audição     NOVO CURSO

Temas: Mecanismos humanos de produção e percepção da fala; processos de medida e de digitalização de sinais acústicos; caracterização fonético fonológica da fala; caracterização acústico-articulatória da fala; mecanismos da audição humana; métodos de representação e de codificação da fala; síntese da fala; reconhecimento da fala; medidas objetivas e subjetivas de qualidade; fundamentos de cognição e de aprendizagem da fala e da linguagem.
Coordenadores: Hani Camille Yehia e Márcio Flávio Dutra Moraes.
Docentes: Hani Camille Yehia e Márcio Flávio Dutra Moraes.
Monitores: Leonardo Silva de Almeida e José Eduardo de Carvalho Silva.
Aulas:  30/08 (13:30 - 18:00) - Primeira aula
           31/08 (13:30 - 18:00) - Segunda aula
            01/09 (13:30 - 18:00) - Terceira aula
Local: Escola de Engenharia
Sala: 2505 - Bloco: i
Carga Horária:
15 horas
 

II Curso Carl Wernicke de Neuropsicologia – Neuropsicologia no ciclo vital

Temas:  Impulsividade Na Adolescência - A Iowa Gambling Task e a operacionalização da escolha impulsiva - Representação de magnitude e escolha impulsiva - Impulsividade e gravidez na adolescência - Como o contexto familiar direciona o cérebro para as escolhas impulsivas: implicações para as políticas públicas - O Somático E O Psíquico - Psicologia como ciência do cérebro-mente - Psicomotricidade E Cognição Nos Transtornos Do Desenvolvimento - Prematuridade e desenvolvimento neuropsicológico - TDAH e TDC: equivalência ou comorbidades? - Avaliação da representação do corpo em crianças com paralisia cerebral - Hemisomatoagnosia em crianças com paralisia cerebral hemiplégica - Avaliação da funcionalidade em crianças com paralisia cerebral usando o modelo da CIF-OMS - Endofenótipos E Fenótipos Cognitivos - Como os endofenótipos ajudam a caracterizar as doenças - Podem os polimorfismos genéticos contribuir para a compreensão das diferenças individuais? - Relação entre o BDNF e a memória episódica em pacientes acometidos pelo transtorno afetivo bipolar - Relevância do conceito de endofenótipo para o transtornos não-verbal de aprendizagem - Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem.
Coordenadores: Leandro Fernandes Malloy-Diniz e Vitor Geraldi Haase
Docentes: Paulo Henrique Paiva de Moraes, Pedro Pinheiro Chagas, Ricardo Lins e Horta, Alexandre Campos, Gabriela Maria Freitas, Patrícia Lemos Bueno Fuentes, Kênia Carvalho Coutinho, Peterson Marco Andrade, Maria Raquel Santos Carvalho, Alina Gomide Vasconcelos, Jonas Jardim de Paula, Ricardo José Moura e Cláudia Berlim de Melo.
Aula: 1º de setembro de 2010
Horário: de 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 20:00 horas
Local: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH
    Sala: 2041
Carga horária:
10h

 

Desenvolvimento infantil e neurociências     ESGOTADO

Temas: Instrumentos para avaliação do desenvolvimento infantil; Avaliação cognitiva de crianças pré-escolares e escolares; Avaliação cognitiva de adolescentes; Aspectos neurocientíficos do desenvolvimento da linguagem; Aspectos neurocientíficos do desenvolvimento da socialização; Aspectos neurocientíficos do desenvolvimento motor; Aspectos neurocientíficos do desenvolvimento emocional, do brincar e da imaginação; Uma visão neurocientífica e desenvolvimental dos transtornos mentais infantis; TDAH e neurociências; Transtornos da aprendizagem e neurociências; Autismo e neurociências; Tiques e Tourette; Neurociências e os transtornos alimentares na infância e adolescência; O sono e seus transtornos na infância - uma visão desenvolvimental e neurocientífica; Impacto do abuso infantil sobre o desenvolvimento; Impactos da psicofarmacologia sobre o desenvolvimento infantil.
Coordenador: Arthur Kummer
Docente: Arthur Kummer
Monitores: Antônio Marcos Alvim e Aline Quintal
Aulas: Quarta-feira (01/09) e Quinta-feira (02/09).
Horário: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00 horas
Local: Instituto de Ciências Biológicas - ICB
Sala: Baeta Viana - Bloco:  H 4
Carga horária:
15h

Eletrofisiologia celular como ferramenta no estudo do sistema nervoso     ESGOTADO

Clique aqui para baixar o programa completo do curso
Temas: 
Fisiologia de membranas e bioeletrogênese / Sistema visual! Como o olho se liga ao cérebro? / Eventos sinápticos / Canais iônicos! Onde? Como? Para que? / Registros intra e extracelulares / Modelagem computacional de neurônios! Para que serve? O que esperar? / Aulas práticas.
Coordenador:  Jader S. Cruz
Docentes: Wamberto Varanda, Jader S. Cruz, Jerome Baron, Danielle O. C. Santos, Adriano J. Silva, Pedro G. Vieira.
Monitores: Adriano J. Silva, Danielle O. C. Santos, Eduardo Gervásio de Carvalho e Pedro G. Vieira.
Aulas: 
     30/08 (10:00 às 12:00) Abertura: Eletrofisiologia, uma visão geral.
     31/08 (08:00 às 10:00) Canais iônicos.
     31/08 (10:00 às 12:00) Registros intracelulares de neurônios em fatias.
     01/09 (10:00 às 12:00) Registros extracelulares no sistema visual.
     02/09 (08:00 às 10:00) Introdução à modelagem computacional de neurônios.
     Aulas práticas: 30/08 – 02/09, de 14:00 às 19:00h (dia 02/09, até 17:00h). 
Local: ICB - bloco K3
Carga horária:
30h

 

Música e Neurociência ESGOTADO

Temas: Música e cérebro- elementos musicais e seu processamento no cérebro. O cérebro dos músicos. Música e Medicina - as interfaces da música com a Medicina e com a Neurociência.  Musicoterapia em doenças do SNC. Música, cognição e desenvolvimento.
Coordenador:
Ana Maria Arruda Lana
Docentes: 
Marco Aurélio Lana-Peixoto, Cybelle Loureiro, João Gabriel Marques Fonseca, Betânia Parizzi e Renato T. Sampaio.
Monitores: 
Ana Paula Fonseca Lanza

Aulas:
     31/08 – 14:00 às 18:00 h (Música e cérebro)
     01/09 – 8:00 às 12:00 h (Música e Medicina)
                14:00 às 18:00 h (Música e Medicina)
     02/09 – 8:00 às 12:00 h (Música e desenvolvimento)
Local: Escola de Música - Centro de Musicalização Infantil
Sala: 8
Carga horária:
15h
 

  Neurologia Cognitiva e do Comportamento     ESGOTADO

Temas: Introdução ao Curso / Tipos de estudo em Neuropsicologia / Bases anátomo-funcionais da Neurologia Cognitiva e do Comportamento / Princípios da avaliação neuropsicológica / Síndromes amnésticas / Afasias / Alexias e agrafias / Síndrome de heminegligência / Agnosias visuais / Apraxias / Síndromes disexecutivas / Princípios da avaliação comportamental / Síndromes psicóticas / Apatia e impulsividade / Doença de Alzheimer / Comprometimento cognitivo leve / Degeneração lobar frontotemporal / Demência associada à doença de Parkinson e demência com corpos de Lewy.
Coordenador: Paulo Caramelli 
Docentes: Antonio Lucio Teixeira Jr., Leandro Fernandes Malloy Diniz, Maira Tonidandel Barbosa, Paulo Caramelli e Rogério Gomes Beato.
Monitores:  Karoline Carmona, Natália P. Rocha e alunos pós-graduandos inscritos como alunos regulares da disciplina
Aulas: De 30/08 (segunda-feira) a 01/09 (quarta-feira) de 8h às 12h e de 14h às 18h e 02/09 (quinta-feira), de 8h às 12h e de 14 às 16h.
Local: Faculdade de Medicina
Sala: Amilcar Vianna
Carga horária: 30h
 

Neurobiologia dos transtornos de ansiedade  ESGOTADO

Temas: Neurobiologia dos transtornos de ansiedade; GABA e ansiedade; 5-HT e ansiedade; Neurotransmissores atípicos e ansiedade; Ansiedade experimental humana; Modelos animais de ansiedade: Labirinto em cruz elevado.
Coordenador:
 Frederico Guilherme Graeff
Docentes: Frederico Guilherme Graeff, Fabrício de A. Moreira e Daniele C. Aguiar.
Monitor: Pedro H. Gobira Nunes
Aulas:

     30/08/10 
     09h às 12h: Neurobiologia dos transtornos de ansiedade
     14h às 18h: GABA e ansiedade

     31/08/2010
     09h às 12h: 5-HT e ansiedade
     14h às 18h: Neurotransmissores atípicos e ansiedade

     01/09/2010
     09h às 12h: Ansiedade experimental humana
     14h às 18h: Modelos animais de ansiedade 

     02/09/2010
     09h às 12h: Aula prática - Labirinto em cruz elevado
     14h às 18h: Discussão dos Resultados

        Local: ICB
Sala: 357 - Bloco: G 3
          Carga horária: 30h
 

Neurobiologia da Doença de Alzheimer 

Temas: Aspectos Moleculares da Doença de Alzheimer; Aspectos Clínicos da Doença de Alzheimer; Aplicação dos testes de triagem para síndrome demencial (prática); Avanços na compreensão da fisiopatologia da Doença de Alzheimer e novas perspectivas terapêuticas.
Coordenadores:
Karen Cecília de Lima Torres e Rodrigo Ribeiro dos Santos
Docentes:  Karen Cecília de Lima Torres, Flávia Lanna de Moraes, Edgar Nunes de Moraes e Rodrigo Ribeiro dos Santos
Monitores: Giselle Sabrina França de Lima e Marcelo Fernando Silveira Rezende. 
Aulas:
     31/08/2010
     9-12h: Aspectos Moleculares da Doença de Alzheimer 
     14-17h: Aspectos Clínicos da Doença de Alzheimer 

     01/09/2010 
     9-12h, 14h-17h: Parte prática: Aplicação dos testes de triagem para síndrome demencial 

     02/09/2010 
     14-17h: Avanços na compreensão da fisiopatologia da Doença de Alzheimer e novas perspectivas terapêuticas 
Local: Faculdade de Medicina 
Sala: Auditório do Instituto Genny de Faria (Instituto do Idoso) - 2° Andar
Carga horária: 15h

  

Processamento de Sinais de Eletroencefalograma no estudo de sistemas sensoriais e cognitivos

Temas: Instrumentação para o registro do eletroencefalograma (EEG); Técnicas de processamento de sinais para redução de ruído e artefatos; Análise espectral do EEG. Aplicações no estudo do efeito de fármacos no sistema cognitivo; Técnicas de detecção de sinais aplicadas na identificação do potencial relacionado a eventos; Aplicações para potencial evocado somato-sensitivo, potencial evocado auditivo em regime permanente e imagética; Prática de Coleta de EEG espontâneo e potencial relacionado a eventos; Prática do Processamento de sinais de EEG.
Coordenador:  Carlos Julio Tierra Criollo 
Monitores: Sady Antônio dos Santos Filho, Clarissa Cardoso, Ana Paula de Souza, Tiago Zanotelli, Matheus Romão.
Aulas*:
     30/08/2010 - 08h às 12h: Instrumentação para o registro do eletroencefalograma (EEG). Técnicas de processamento de sinais para redução de ruído e artefatos.

    
31/08/2010 - 08h às 12h: Análise espectral do EEG. Aplicações no estudo do efeito de fármacos no sistema cognitivo. Técnicas de detecção de sinais aplicadas na identificação do potencial relacionado a eventos. Aplicações para potencial evocado somato-sensitivo, potencial evocado auditivo em regime permanente e imagética.

     01/09/2010 - 08h às 12h: Prática de Coleta de EEG espontâneo e potencial relacionado a eventos.

     02/09/2010 - 08h às 11h: Prática do Processamento de sinais de EEG.

Carga horária: 15h
Sala: 2206 Bloco 1 - Escola de Engenharia Elétrica

 * As aulas práticas serão realizadas no Lab. de Engenharia Biomédica da Eng. Elétrica.

Psicometria contemporânea: Introdução prática à família de Modelos estatísticos de Rasch

Proposta: O curso tem como objetivo a familiarização dos pesquisadores, alunos do PPG, e demais interessados, com a temática da psicometria contemporânea, em particular a análise de Rasch. Essa família de modelos estatísticos é parte integrante da Teoria de Resposta ao item, e vem sendo utilizada nos últimos anos em pesquisas das Ciências Cognitivas. O curso irá focar questões teóricas e práticas, sem o aprofundamento dos elementos matemáticos subjacentes aos procedimentos empregados. Serão apresentadas análises de dados sobre as quais os postulados da Teoria de Resposta ao Item e da Teoria Clássica dos Testes serão apresentados e comparados.
Coordenador: Cristiano Mauro Assis Gomes
Docentes: Leandro Fernandes Malloy Diniz, Hudson Golino e Cristiano Mauro Assis Gomes.
Monitores: Júlia Soares Parreiras e Marília Souza Silveira 
Aulas: 
     30/08 - 08h às 12h - Sala: 3006 
     31/08 - 08h às 12h - Sala: 2013
     01/09 - 08h às 12h - Sala: 2013
     02/09 - 09h às 12h - Sala: 2045
 Local:
FaFiCH
Carga horária: 15h

Palestra de encerramento dos cursos pré-simpósio:


 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.